MPS: Saiba a origem das flores que consome
02/01/2015 - Cooperflora
facebook

Quem compra flores nos supermercados e floriculturas locais nem imagina a tecnologia implantada no “simples” processo de plantar, colher e entregar flores frescas ao consumidor diariamente.

O investimento em estufas, técnicas de irrigação, ventilação, iluminação, adubação, plantio, colheita, controle de pragas e doenças, câmaras frias, transporte refrigerado (sem falar no pagamento de royalties aos breeders – as empresas que realizam o melhoramento genético nas flores) são altíssimos. E o investimento não é só financeiro. É investimento em tempo, dedicação, energia e muito estudo.  Agora considere tudo isso somado aos aspectos ambientais e sociais das comunidades e ecossistemas onde as produções estão inseridas.

Pensando nesses fatores, a MPS (www.my-mps.com.en/), uma organização internacional de certificação, desenvolveu uma avaliação em que considera o uso de defensivos agrícolas, fertilizantes, consumo de energia elétrica e descarte de resíduos de cada propriedade participante, durante o período de 4 semanas.

A ideia é qualificar o cultivo como o “mais amigável ao meio ambiente” possível. Ao fim do período de avaliação a empresa recebe instruções sobre o que deve ser corrigido para atingir a classificação máxima (que pode variar entre A, B ou C). Após a realização das correções/alterações processuais, acontece então a avaliação final.

No Brasil (segundo o site da MPS), existem 5 empresas classificadas com nota máxima (A) atualmente. Dessas, duas fazem parte da base produtiva da Cooperflora.  Ambas são produtoras de rosas (Reijers Produções de rosas Ltda. / Reijers Agrofloricultura Ltda.), estão localizadas no Ceará e pertencem ao Grupo Reijers, pioneiro na produção de rosas em cultivo protegido.

O Grupo Reijers foi também fundador da Cooperflora (mas essa história a gente deixa para um outro post…!). A lição da vez é: considere a sustentabilidade como um valor importante ao escolher os produtos que consome. Flores produzidas em harmonia com a natureza lhe darão ainda mais prazer ao presentear ou decorar o seu lar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *