A economia colaborativa e as Cooperativas – o que são e como funcionam?
29/08/2017 - Cooperflora
facebook

 

A economia colaborativa é cada vez mais uma tendência na sociedade atual, que busca formas de produzir e atender às necessidades de maneira alternativa. No mundo agropecuário, essa tendência aparece na forma de cooperativas agrícolas. Comuns entre produtores rurais, essa forma de sociedade tem ganhado espaço nos últimos anos e hoje já são mais de mil e quinhentas espalhadas pelo país. Se você não sabe ao certo o que são essas cooperativas e como elas funcionam, confira esse post e saiba mais sobre o assunto.

 

O que são as cooperativas agrícolas e qual a finalidade delas?

Toda cooperativa consiste em uma sociedade, cujos participantes dividem igualmente os lucros e as responsabilidades, além de terem objetivos em comum. No caso da cooperativa agropecuária, diversos produtores rurais se juntam para, em grupo, serem capazes de atender mais facilmente ao mercado consumidor, negociar melhores condições para a compra de insumos e dar vazão mais facilmente à sua produção.

Embora tenha o objetivo econômico, uma cooperativa tem a finalidade muito diferente da de uma empresa. Enquanto um negócio tradicional visa fortemente o lucro, a cooperativa agropecuária tem como função aumentar a exposição do produtor rural e também de ajudar o grupo a se sair melhor no mercado.

Como funcionam essas cooperativas?

O funcionamento dessas cooperativas é bem simples: um número de produtores rurais com uma mesma atividade se organizam e unem suas produções para vendê-la ao mercado em grandes quantidades, bem como comprar insumos diretamente da indústria.

As decisões de uma cooperativa não são tomadas por uma única pessoa, mas, sim, de maneira democrática em assembleias.

Fonte: http://blog.datacoper.com.br/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *